Seguidores

terça-feira, 6 de agosto de 2013

APOSTILA Concurso SETAS-MT 2013 AGENTE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL Perfil profissional: Cuidador de Crianças do Estado do Mato Grosso Completa e Atualizada

A Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social - SETAS, Estado do Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, incisos I, II e VIII da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988, Lei nº 7.554, de 10 de dezembro de 2001 e suas alterações, no Decreto Estadual nº 5.356, de 25 de outubro de 2002 e alterações dada pelo Decreto nº 2.030, de 06 de julho de 2009, e demais disposições atinentes à matéria, TORNA PÚBLICO a realização do CONCURSO PÚBLICO, sob o regime estatutário, para provimento de vagas do seu quadro de pessoal e formação do cadastro de reserva para o cargo de Agente de Desenvolvimento Econômico e Social - perfil profissional: Cuidador de Crianças para a Superintendência do Lar da Criança.
Baixar Apostila Download + CD Grátis
Cargo: Agente de Desenvolvimento Econômico e Social - perfil profissional: Cuidador de Crianças


AGENTE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

Língua Portuguesa: 1. Análise e interpretação de texto (compreensão geral do texto; ponto de vista ou idéia central defendida pelo autor; argumentação; elementos de coesão; inferências; estrutura e organização do texto e dos parágrafos). 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Emprego dos pronomes demonstrativos. 5. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição/contraste, conclusão, concessão, causalidade, adição, alternância etc.). 6. Relações de sinonímia e de antonímia. 7. Sintaxe da oração (período simples; termos fundamentais e acessórios da oração; tipos de predicado) e do período (período composto por coordenação e por subordinação). 8. Funções do "que" e do "se". 9. Emprego do acento grave. 10. Emprego dos sinais de pontuação e suas funções no texto. 11. Ortografia (novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). 12. Concordâncias verbal e nominal. 13. Regências verbal e nominal. 14. Emprego de tempos e modos verbais. 15. Formação de tempos compostos dos verbos. 16. Locuções verbais (perífrases verbais); 17. Sintaxe de colocação pronominal. 18. Paralelismo sintático e paralelismo semântico.

Atualidades e Conhecimentos Gerais: 1. Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. 2. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. 3. Desenvolvimento urbano brasileiro. 4. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.

História de Mato Grosso: 1. A instalação da República e o Estado de Mato Grosso: Características econômicas e políticas do Estado de Mato Grosso durante a Primeira República. 2. O Estado de Mato Grosso e a Era Vargas: Características econômicas e políticas do Estado de Mato Grosso durante a Era Vargas. 3. O militarismo no Brasil entre 1964 e 1984 e o Estado de Mato Grosso. 4. Características econômicas e políticas do Estado de Mato Grosso durante o militarismo. 5. A divisão do Estado de Mato Grosso.

Geografia de Mato Grosso: 1. Produção do espaço regional mato-grossense. 2. Aspectos naturais: clima, solo, relevo, vegetação, hidrografia e suas relações com o uso da biodiversidade. 3. Políticas e instrumentos de gestão ambiental. 4. Características econômicas. 5. Geografia da população: dinâmica e estrutura, processos migratórios, distribuição de renda, indicadores de qualidade de vida e questões sociais. 6. Processo de urbanização. 7. Dinâmica de ocupação do espaço agrário.
Ética e Filosofia: 1. Fundamentos da Filosofia. 2. Consciência crítica e filosofia. 3. Filosofia moral: Ética ou filosofia moral. 4. Trabalho: liberdade e submissão. Visão filosófica do trabalho. Visão histórica do trabalho. Alienação. 5. Noções de Ética. (Conteúdo de Ética apenas sugestivo. Solicitamos a reformulação)

Conhecimentos Específicos: 1) LEGISLAÇÃO: 1. Constituição Federal. Artigos 1º ao 6º; Artigo 30, inciso VI; Artigo 37, caput e incisos I a IV; Artigo 39, caput; Artigos 226 a 230. 2. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90). 3. Lei Complementar nº 04, de 15 de outubro de 1990 e suas atualizações. 4. Lei Maria da Penha (Lei nº 11340 de 07/08/2006). 2) UNIVERSO INFANTIL: 1. Envolvimento com diferenças: síndrome de down, autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), alienação parental, transtornos mentais. 2. Vivência de rua. 3. Convivência familiar e comunitária: poder familiar, colocação em família substituta, medidas protetivas. 4. Formas de violência contra a criança e o adolescente. 5. Abuso sexual contra crianças e adolescentes. 6. Características especiais dos maus tratos. 7. Trabalho com famílias: famílias em situação de vulnerabilidade social, exclusão social, as famílias contemporâneas e os novos arranjos familiares, multifamílias, violência e abuso na família. 8. Noções de higiene pessoal. 9. Noções de como alimentar crianças. 10. Conhecimentos básicos de primeiros socorros.

Apostila para o concurso público da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) para o cargo de AGENTE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. São 100 vagas com a remuneração inicial de R$ 2.038,51, e para participar da seleção é necessário possuir nível médio completo.
Os interessados deverão se inscrever através do site da www.institutoaocp.org.br, entre os dias 06 a 27 de agosto de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.






ATENÇÃO: Esta apostila é paga












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Renda Extra

http://hotmart.net.br/show.html?a=A2239100M